top of page

Você conhece o processo da apreciação de riscos?

  • Foto do escritor: Vanessa Talin
    Vanessa Talin
  • 15 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

O processo para elaboração da apreciação de riscos das máquinas e equipamentos em atendimento ao item 12.1.9 da NR 12, segue os requisitos da NBR ISO 12100:2013 Segurança de máquinas — Princípios gerais de projeto - Apreciação e

redução de riscos que estabelecem os seguintes passos:

- Determinação dos limites da máquina;

- Identificação dos perigos;

- Estimativa dos riscos;

- Avaliação de riscos;

- Redução dos riscos.

Os três primeiros passos acima correspondem a Análise de Riscos e destaca-se que a referida norma NBR ISO 12100 NÃO estabelece a metodologia de análise e estimativa de riscos em atividades envolvendo máquinas e equipamentos, devendo utilizarmos a norma ABNT ISO/TR 14121-2:2018 - Segurança de máquinas - Apreciação e riscos Parte 2: Guia prático e exemplos de métodos para auxiliar nestas etapas.

Para isso existem os métodos dedutivos e os indutivos. Dentre as ferramentas/metodologias indutivas, ou seja, de baixo para cima, que analisam inicialmente as causas e, posteriormente, as consequências, temos:

- Análise Preliminar de Perigos (APP /Preliminary Hazard Analysis - PHA) ou Análise Preliminar de Riscos (APR);

- Análise de Modos e Efeitos de Falha (Failure Mode and Effect Analysis - FMEA);

- Matriz de Risco;

- Gráfico de Risco;

- Valor de classificação de perigo (Hazard Rating Number - HRN).

Observações referentes a algumas metodologias citadas:

- As duas primeiras metodologias são muito utilizadas na fase de projetos de novos produtos/máquinas ou processos;

- A Análise Preliminar de Perigos (APP) não é completa, muito utilizada em sistemas em início de desenvolvimento ou na fase inicial do projeto;

- As três ultimas metodologias são utilizadas para estimar os riscos;

- A metodologia Valor de Classificação de Perigo (HRN) é a mais recomendável e utilizada para elaborar Apreciações de Risco em máquinas e equipamentos.

Além o método indutivo, temos o método dedutivo que tem uma abordagem de cima para baixo, ou seja, inicialmente são identificadas as consequências e depois as causas, ressaltando a metodologia da Árvore de Análise de Falhas (Fault Tree Analysis - FTA).

Independente da metodologia escolhida, todas tem o objetivo de ajudar no processo de tomada de decisões, de forma que a empresa ou gestores possam focar os esforços e prioridade na eliminação do perigo ou redução dos riscos.

Ressaltamos que a apreciação de riscos se baseia em decisões de julgamento que devem ser suportadas por métodos qualitativos, complementados por métodos quantitativos, sempre que possível. Desta forma a equipe e responsável pela elaboração das apreciações devem ser devidamente qualificados e competentes no método escolhido.

 
 
 

Comments


bottom of page