top of page

Você conhece os primeiros passos para implementar a NR 12?

  • Foto do escritor: Vanessa Talin
    Vanessa Talin
  • 9 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

A implementar e gestão da NR-12 tem correlação direta com o Ciclo PDCA. Assim, na etapa planejamento o primeiro passo é realizar um levantamento, relação ou inventário de todas as máquinas e equipamentos da empresa. Este deve ser mantido atualizado e a disposição da Auditoria Fiscal do Trabalho, conforme estabelecido no item 12.18.1.


A seguir deve ser realizada uma Apreciação de Riscos para cada uma das máquinas e equipamentos identificados conforme a norma tipo A da ABNT NBR ISO 12100:2013 - Segurança de máquinas - Princípios gerais de projetos - Apreciação e redução de riscos.

A apreciação de riscos é um processo completo documentado que compreende a análise, inspeção física e a avaliação dos riscos associados à máquina, processo ou parte de equipamento de trabalho, realizado sob as diretrizes de normas nacionais e/ou internacionais. Assim além das normas tipo A, devem ser consideradas todas as normas tipo B1, B2 e C específicas para aquele equipamento ou máquina que está sendo avaliada.


A finalidade da apreciação de riscos é identificar todos os perigos associados com o equipamento, estimar o risco, avaliar o risco e determinar medidas de controle para eliminação dos perigos ou redução dos riscos (ver Figura 1 da NBR ISO 12100). Assim deve cobrir todas as fases da vida do equipamento, construção, transporte, montagem, instalação, comissionamento, utilização, ajuste, descomissionamento, desmontagem e sucateamento.


A documentação da apreciação de riscos deve incluir:

- Informação sobre a máquina submetida (limites, especificação e utilização indevida);

- Perigos identificados;

- Informação baseada na apreciação de riscos – dados e fontes utilizados (normas/legislação);

- Objetivos a serem atingidos pelas medidas de segurança;

- Medidas de segurança (controle) que devem ser implementadas;

- Riscos residuais associados à máquina ou equipamento;

- Resultados da avaliação de risco final.


As apreciações de risco são documentos dinâmicos e devem ser revisadas sempre que um equipamento, processo ou tarefa sofrer alterações, visto que os riscos podem mudar. E caso não ocorra, a boa prática e que sejam reavaliadas a cada 5 anos.


Destaca-se que a norma NBR ISO 12100 NÃO estabelece qualquer método de análise de perigos e estimativa de riscos. Assunto este que será tratado na próxima publicação. Assim fique atento para conhecer as ferramentas para estimativa dos riscos.



 
 
 

Comments


bottom of page